quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONDROPATIA PATELAR (condromalácia)

      A Sindrome da dor patelo-femural refere-se aos estágios iniciais da condromalácia patelar, mais corretamente denominada condropatia patelar, e popularmente conhecida entre os adeptos da corrida como “joelho de corredor”, entretanto o apelido não faz justiça porque a incidência também é grande entre jogadores de futebol, tenistas e ciclistas. É uma patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela.
       Na condropatia patelar o joelho já está estruturalmente lesionado, enquanto que a síndrome da dor patelo-femural refere-se aos estágios iniciais da patologia, quando o quadro ainda pode ser revertido. Todavia, alterações resultantes de reações inflamatórias internas da cartilagem geram uma destruição estrutural de tratamento mais complicado.
    As causas da condropatia patelar ainda não foram completamente esclarecidas, porém na sua etiologia são relacionados fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que levam ao enfraquecimento e amolecimento da cartilagem. Dentre os fatores anatômicos é importante citar o desequilíbrio muscular gerado por exercícios executados incorretamente, séries desestruturadas excesso de sobrecarga e angulação incorreta ou exagerada, que podem levar ao desequilíbrio de forças entre os músculos laterais e mediais da coxa. Encurtamento dos músculos isquio-tibiais, (posteriores da coxa), aqueles que minhas alunas odeiam alongar ao final do treino, algumas me beliscam, me ameaçam...pois bem: VÃO TER QUE ALONGAR!!!
          Outro fator bem comum é o traumatismo, tanto crônico (por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur) como é comum nas mulheres, devido aos ossos dos quadris mais largos, levando ao chamado joelho valgo (para dentro), ou por um trauma único, como uma pancada, e também, pode ser resultante de uma lesão aguda da cartilagem patelo-femural, o que ocasiona nutrição inadequada da estrutura em questão devido a fissuras produzidas. 
      A condropatia patelar apresenta diferentes estágios, conforme o grau de degeneração da cartilagem: amolecimento, fragmentação ou fissuras, até a erosão ou perda total. Por isso há necessidade de consulta clínica imediata, ainda no início das dores. Se ocorrer insistência na atividade física, as fissuras na cartilagem podem expor os ossos à fricção, aumentar consideravelmente as dores e causar inchaço no joelho afetado. O tratamento cirúrgico é o último recurso, pois causará limitação da atividade esportiva. Outebridge (1961):
  • Grau I: amolecimento da cartilagem e edemas.
  • Grau II: fragmentação da cartilagem ou rachaduras com diâmetro inferior a 1,3 cm de diâmetro.
  • Grau III: fragmentação ou rachaduras com diâmetro superior a 1,3 cm de diâmetro.
  • Grau IIII: erosão ou perda total da cartilagem da articulação em questão, com exposição do osso subcondral.
Tratamento:
          Na verdade devemos evitar o avanço da lesão o quanto for possível, reestruturando e reequilibrando a função muscular, além de adequando a série à realidade do aluno.
  • Alongamento dos músculos posteriores dos membros inferiores.
  • Fortalecimento do músculo vasto medial oblíquo
  • Propriocepção

72 comentários:

  1. Obrigado pelo post,
    Acabei de ser diagnosticado com condropatia patelar e tendinopatia e estava muito preocupado... pelo jeito, essa condropatia é relativamente comum!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relativamente comum, o legal é que você pode dar uma freada na evolução, alongue bastante os posteriores da coxa, mas sem dó, e fortaleça o vasto medial e os internos das coxas, garanto que vai melhorar, caso já esteja sentindo dor (não mencionou). Parece milagre!

      Excluir
    2. Não sei aonde é comum! Com o tempo você verá que não é, principalmente quando passar dos 40 anos. Acalme-se.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Esse post me ajudou muito a tirar as duvidas, fui diagnosticado por ressonancia magnetica com condropatia patelar nivel 2, o medico me receitou 30m de bicicleta na academia 3x por semana e comecei a fazer isometria na cadeira extensora e no leg press 45º que sao os aparelhos que me causavam mais dor outros 2 dias q tenho entre as pedaladas, o restante dos musculos inferiores faço musculaçao normalmente. Alem disso ja tive de deixar de lado o boxe q é uma das minhas maiores paixoes e a preocupação se vou poder voltar está grande demais. Minha duvida é o caso de meu medico me mandar pedalar, é o indicado? pelo q ja li não é o melhor a se fazer na minha condiçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara.. pedalar pode ajudar a fortalecer os musculos para voltar a fazer boxe. no seu caso grau 2 é tomar 1 sachê de 1.5 mg de glucoreumin por dia durante 6 meses.. para fortalecer a cartilagem.

      Excluir
    2. Pedal é o melhor para fortalecer os joelhos, entretanto a bicicleta deve estar bem ajustada as suas características individuais, na ergométrica, peça ajuda ao professor, na bicicleta convencional certifique-se de que seus joelhos não fiquem hiper-estendidos, ou flexionados (quando a perna está em cima) em um ângulo menor que 90°, um vendedor de uma boa loja pode te orientar.

      Excluir
    3. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

      Excluir
    4. Prezado, tinha condropatia grau 2, progrediu para grau 3. Saiba que vai desgastar, mas você pode acelerar. Evite movimentos cíclicos. Esportes aquáticos são os mais indicados. Sou karateca (shotokan e kyokushin). Hoje, eu só posso dar aulas. Cuidado com a cadeira extensora e o leg press, mesmo adaptados.

      Excluir
  3. cara.. pedalar pode ajudar a fortalecer o musculo para vc voltar a fazer boxe. no seu caso grau 2 é tomar 1 sachê de 1.5 mg de glucoreumin por dia durante 6 meses.. para fortalecer a cartilagem.

    ResponderExcluir
  4. Estou com condropatia patelar e tróclea rasa nos dois joelhos sendo que no esquerdo tem uma área com esclerose na medula adjacente ao cortical da região posterior da tíbia, marquei a consulta com o especialista mais é só daqui a 20 dias, então pergunto Preciso me preocupar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássio eu preciso saber muitas coisas como teu peso, altura, idade, se pratica algum esporte, mas não deixe evoluir, ok? Senão você vai ter que se preocupar sim.

      Excluir
  5. Tive diagnóstico de codromalácia, desde os 2001. Fiz tratamento e fiquei bem. Gosto muito de corrida. Corro 02 vezes por semana, 07 km cada vez. Há um ano, após a corrida, o joelho fica dolorido, porém no outro dia não dói mais. Quando dirijo veículo também fica um pouco dolorido. Diagnóstico: CONDROPATIA PATELAR COM COMPROMETIMENTO ÓSSEO SUBCONDRAL. MÍNIMO DERRAME ARTICULAR.

    1) é mais grave que as de nível I a IV?
    2) posso continuar dirigir carro e pilotar motos?
    3) posso correr ou voltar a correr após tratamento? (alongamentos, gelo e Artrodar ou Condroflex , indicados pelo médico)
    4) o sr concorda com o tratamento prescrito? qual sua sugestão e dicas?

    Agradeço-lhe muito sua atenção, pois estou muito deprimido após notícia de que não deveria correr mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ênio, tenho certeza de que você poderá voltar a correr sim, mas com cuidado, leia a outra postagem sobre condromalácia. Dica importante para todos: controlem o seu peso, quanto mais sobrepeso, mais o joelho sofre.

      Excluir
  6. Pessoal, leiam a segunda parte da postagem, vai ser muito importante para todos. Só citando mais uma vez: controlem seu peso!

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma ultrassonografia e o laudo diz resumidamente que os tendões, ligamentos e todo o resto examinado no meu joelho esquerdo estão normais... não estou com derrame articular tbm! Porém, o sulco troclear está raso, medindo 0,2 cm. Eu fazia academia e parei já fez mais de um mês! Devo me preocupar com esse laudo? Como devo fazer para parar c a inflamação no meu joelho? Eu queria voltar a malhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

      Excluir
  8. Estou fazendo academia a 4 meses e comecei a sentir dores no joelho APENAS com a cadeira extensora. Fui ao ortopedista e ele disse que tenho Condropatia porém pediu resonância. Não sinto dor de nenhuma outra forma nem com escadas nem no leg press agachamentos nada nada. Devo parar de malhar ate fazer o exame? Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  9. Fiz cirurgia do L C A a quase 2 anos,porém sempre senti muitas dores,e só agora o Ortopedista pediu uma ressonância,foi constatado que tenho condropatia,e o tratamento é com um remédio ( mobility ) será que vai resolver meu problema,tenho muita dificuldade pra andar,estou limitada a quase tudo,peço ajuda.,estou muito confusa.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi minha ressonância mostrou condropatia tipo 4, troclea femoral displadica, condropatia patelotroclear avançada e edema da gordura infrapatelar. Qual a melhor sugestão de exercício de fortaleciment
    o nesse caso? ??

    ResponderExcluir
  13. Oi minha ressonância mostrou condropatia tipo 4, troclea femoral displadica, condropatia patelotroclear avançada e edema da gordura infrapatelar. Qual a melhor sugestão de exercício de fortaleciment
    o nesse caso? ??

    ResponderExcluir
  14. Olas! Fiz ressonância magnética e fui diagnosticada com condropatia grau III. Meu joelho tá inchado e doendo. É grave????

    ResponderExcluir
  15. Olá... eu fui diagnosticada a uns 3 anos e meio, tive que interromper o tratamento no início, e agora estou sem tempo para retoma-lo.... porém sinto que meu joelho está "rangindo" 3x mais, e sinto dormência na região.... Será que devo me preocupar mis ou é um sintoma normal do problema?

    ResponderExcluir
  16. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
  17. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem CURA sim.. acredito e sempre acreditei que tudo esta em nossa mente... tenho 23 anos e fui diagnosticado com condropatia GRAU IV ... nunca havia sentido dor.. ate q um dia .. PUUMM muitaaa dor repentina... hje apos 5 meses do diagnostico... mudei completamente minha alimentaçao .. focado na disciplina dos alongamentos.. iniciei pilates a pouco tempo.. e tomo colageno.. condroflex .. magnesio.. alguns aminoacidos especificos para reconstruçao de cartilagem.. compressas frias e quentes depedendo da ocasiao... sinto melhorias significativas... mas mesmo assim estou levantado um cash para fazer infiltraçao com viscosuplementaçao ACIDO HIALURONICO + PRP(plasma rico em plaquetas) Que ainda nao é totalmente legalizado pela anvisa.. mas que tem proporcionado um bom resultado dentro da ortopedia esportiva ond se é mais difuldida hje em dia!
      uma obs modesta: nao acredite na medicina convencional pois estes metodos so visao a tal CURA atraves de tratamentos invasivos e de DROGAS SINTETIZADAS e nada mais... ond nesse caso a raiz da questa esta em desequilibrio nos conjuntos musculares que compoem todo esse meio articular dos joelhos...! portanto .. alegre tua mente.. encha o peito de alegria e siga em frente tomando uma boa dose de consciencia de tua realidade HOJE! tenho como concepçao que preocupaçao so gera mais preocupaçao.. intao nao nos preocupemos e sim nos importemos com os fatos... assim como todo sabio antigo novo diria.. Teu corpo segue tua mente.. intao saiba aonde leva-la^^paz e muito amor a todos.. força de cura e muita regeneraçao!Bless up!

      Excluir
  19. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
  21. Olá, tenho 24 anos, peso 65 kg. Fui diagnosticada com condropatia patelar, tomo colágeno para ajudar a cartilagem. Mas vejo que esse caso não tem cura. Só estabiliza, nunca melhora. Sinto como se meu joelho estivesse inflamado.
    Malho com cuidado para fortalecer o joelho.
    Teria algum conselho de tratamento melhor?

    ResponderExcluir
  22. Ola tenho condropatia patelar leve eu devo me preocupar e qual exercício eu devo fazer.aguardo resposta obrigado

    ResponderExcluir
  23. Ola tenho condropatia patelar leve eu devo me preocupar e qual exercício eu devo fazer.aguardo resposta obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

      Excluir
  24. Ola fui diaginosticada com condropatia de grau 3 do condilo femoral lateral e da paleta, com derrame intra-articular, nesse caso especifico e tratamento e cirurgico ou somente reforco para fortalecimento dos joelho?

    ResponderExcluir
  25. Ola fui diaginosticada com condropatia de grau 3 do condilo femoral lateral e da paleta, com derrame intra-articular, nesse caso especifico e tratamento e cirurgico ou somente reforco para fortalecimento dos joelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

      Excluir
  26. Ola fui diaginosticada com condropatia de grau 3 do condilo femoral lateral e da paleta, com derrame intra-articular, nesse caso especifico e tratamento e cirurgico ou somente reforco para fortalecimento dos joelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

      Excluir
  27. Boa tarde, gostaria de saber se tem como precisar há quanto tempo o paciente é portador de condropatia? Pois estou servindo o exercito a oito anos e só agora depois de tantas atividades o médico da unidade afirmou que eu sou portador de condropatia desde antes de minha incorporação. Não foi feita pericia nem exame, apenas a ressonacia que comfirma esta patlogia.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Fiz uma RM do joelho direito e fui diagnosticado com Condropatia Nível I, troclea rasa, fissura no ligamento do quadríceps, rotura na face medial do menisco.

    Sou ciclista, tenho 1,92 de altura, 94kg e gostaria muito de voltar a praticar meu esporte.

    Estou fazendo alongamentos, pois o fisioterapeuta me explicou que tenho encurtamento da coxa e que fazendo os alongamentos, ajudarão num melhor funcionamento do joelho.
    Gostaria de saber se tem algo a mais que poderia me ajudar. Grato, Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após ser liberado pela fisioterapia e pelo médico, entrar numa academia para que seja montado treino para fortalecimento, alongamento e equilíbrio. Você deverá contratar um educador físico para montar uma planilha de treino tanto na academia, quanto e, principalmente, para seu esporte príncipe (ciclismo). Dependendo do grau da lesão, talvez possa até mudar de atividade. Após o equilíbrio muscular, alívio total da dor, pense em atividades como hidroginástica, "Run Deep" e natação. Você deverá informar sobre suas lesões ao seus instrutores.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. tenho 44 anos, e hj fui pegar resultado de uma Rm 3 tesla, e sou portadora da condropatia grau 3, sentia dores e inchaços e estou no segundo dia de hidroginástica e estou muito aliviada com as dores, mais estou preocupada, a hidroginástica tem alguma restrição?

    ResponderExcluir
  31. Olá fui diagnosticada com condropatia grau 3, gostaria de saber se posso continuar praticando boxe?

    ResponderExcluir
  32. Eu fui diagnosticada com condropatia grau IV.
    Moro em zona rural, não tenho como fazer natação e fisioterapia.
    Pensei em comprar uma aperelho da polishop pra fazer algo em casa.
    Ah não posso operar, pois tenho trombose. Tenho 36 anos e preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, não faça isso. Primeiramente, o grau de comprometimento da sua lesão é muito grave. Você deve ser assistida por um médico, um fisioterapeuta e dependendo do caso por um Educador Físico. A clínica de fisioterapia deverá ser sua casa. Primeiramente, os equipamentos encontrados nessa polishop são de péssima qualidade, você não tem ergonomia, etc. Esses aparelhos já são perigosos para quem tem a saúde perfeita, imagine para quem tem uma grave lesão de joelho. Você gastará com o aparelho e com muitos tratamentos que demandarão para você ter certa qualidade de vida. Não tem rio, lago ou lagoa na sua região que seja seguro fazer exercícios dentro da água. Na sua cidade não tem nenhum educador físico que a senhora possa contratar?

      Excluir
  33. Bom dia fui diagnosticada :

    Minimo derrame articular
    EDEMA DE PARTES MOLES ANTERIORES DA TIBIA PROXIMAL
    DESVIO LATERAL DE PATELA
    ALTERAÇÃO DE SINAL DE CARTILAGEM HIALINA DE REVESTIMENTO ARTICULAR DA PATELA, COM FISSURAS CONDRAIS (CONDROPATIA GRAU III)
    TROCLEA RASA COM LEVE ALTERAÇÃO DE SINAL DA CARTILAGEM HIALIMA DE REVESTIMENTO ARTICULAR (CONDROPATIA GRAU II

    ALGUÉM PODERIA AJUSAR

    MÉDICO PASSOU FISIOTERAPIA - REMEDIOS E PEDIU SE FOR FAZER EXERCICIOS BRAÇOS SOMENTE E BICICLETA

    ResponderExcluir
  34. Estou com condropatia grau 3 e gosto mto de correr...será que corro o risco de ser proibida?

    ResponderExcluir
  35. Estou com condropatia grau 3 e gosto mto de correr...será que corro o risco de ser proibida?

    ResponderExcluir
  36. Tenho 25 anos tenho condropatia grau 1 musculação jamais? Quais exercícios devo evitar em uma academia?

    ResponderExcluir
  37. Acabo de ser diagnosticada com condropatia de grau 3. Que tipo de exercício é mais apropriado? Bicicleta me ajuda a fortalecer mesmo neste grau? Musculação? A corrida já dei uma parada. Sem os exercícios eu ganho peso. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o médico que lhe assiste irá nortear seu tratamento. Primeiramente, você deve aceitar que tem uma lesão grave, que "ainda" não tem cura e que é DEGENERATIVA, infelizmente. Fortalecer sempre e totalmente orientada por um profissional especialista da área: fisioterapeuta e educador físico. O primeiro para reabilitação e o segundo para fortalecimento. Após sair da crise e, assim que o médico e o fisioterapeuta liberarem para a prática de atividade física, você deverá fortalecer, alongar, equilibrar sempre (sala de musculação) e para a parte aeróbica, o mais indicado são os exercícios aquáticos: Hidroginástica, ou natação ou "run deep water". Para qualquer modalidade que você escolha, sempre informe da sua lesão para o instrutor. Eu iria mais além, no que tange à atividade física, no seu caso, eu contrataria um personal que possa acompanhá-la tanto na parte de fortalecimento, alongamento e propriocepção, quanto na parte de aeróbico. Treino com bicicleta, não é o mais indicado. Um personal poderá incluir a bicicleta na parte de aquecimento, treino leve e até resfriamento dentro da sua planilha de tratamento. Jamais faça treino de spinning, hidrobike, aerobike, pois agravarão sua lesão. Fora isso, como paleativo caro e necessário, precrito por seu médico: condroitina/glucosamina + colágeno hidrolisado + aplicação de ácido hialurônico. Boa sorte.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Tenho 25 anos e estou com suspeita de condropatia. Qual seria o treino indicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já foi assistida por algum médico? Já fez ressonância? Só existe um exame que diagnosticará se você tem ou não condropatia patelar: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e averiguação do especialista de joelho. Não existe suspeita, ou seja, tem ou não tem! Boa sorte.

      Excluir
  41. Fiz a ressonância e deu condropatia grau II :/ Pergunto aos médicos se posteriormente poderei fazer academia e que exercícios, mas uns dizem que sim e outros não. Se fosse uma paciente sua, oq aconselharia?

    ResponderExcluir
  42. Perda condral patelotroclear de grau intermediario, fiz ressonancia , um medico quer q eu faça 3 aplicações no joelho e depois fazer fisioterapia. E outro quer q eu tome os sachês por seis meses sem fisioterapia. qual a melhor solução?

    ResponderExcluir
  43. bom dia, por favor, tenho grau 4 e gostaria de saber se posso ter uma moto, ou se isso pode acarretar em algo, tenho nos 2 joelhos e ja fiz aplicação de gel. hoje tenho feito exercicios para o fortalecimento das coxas. obrigada

    ResponderExcluir
  44. Sou Silvana. Alguem poderia me responder se posso fazer natação meu diagnostico é de joelho bilateral e condropatia patelar. Faço pilates ha 1 ano e sintos dores suportaveis nos exercício de agachamento. No dia a dia n sinto dores. Mas algumas vezes uma coisinha fina q incomoda um pouco.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Sou Silvana. Alguem poderia me responder se posso fazer natação meu diagnostico é de joelho bilateral e condropatia patelar. Faço pilates ha 1 ano e sintos dores suportaveis nos exercício de agachamento. No dia a dia n sinto dores. Mas algumas vezes uma coisinha fina q incomoda um pouco.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana. Não sou da área, mas tenho condropatia bilateral também e acho que posso ajudar. Então, você pode sim fazer natação, pois há pouco impacto no joelho dentro d'água. Quanto ao agachamento, observe se vc faz a "distribuição" de peso ao agachar para não sobrecarregá-lo( quando começar a agachar incline um pouco o tronco, jogue o quadril levemente para trás com o abdome contraído para proteger a lombar e os pés fixos no chão) o seu joelho não pode ultrapassar os dedos dos pés. Se ao observar tudo isso ainda sentir dor, diminua a angulação do agachamento. Quando eu comecei a me tratar eu não conseguia nem agachar, pois colocava a pressão totalmente no joelho, sobrecarregando-o,pois não fazia a distribuição de peso no corpo, aprendi fazer isso na fisio e hoje faço tranquilamente sem dor, só tenho limitação, ainda, na cadeira extensora e flexora ( faço isometria e movimentos em ângulo de segurança lentamente, respeitando minha limitação, se sinto dor diminuo o ângulo e carga). Se você faz academia, converse com o educador físico e peça para ele observar seu agachamento. Melhoras, abraços.

      Excluir
    2. Agradeço a gentileza em me responder.Deus te abençoe. Fico mais tranquila pra me matricular na natação. Faco pilates quase 2 anos e minha pro cuida direitinho de mim. Faço muito exercício pra fortalecimento... bjo

      Excluir
  46. Qual é o procedimento da condropatia patelar grau 4

    ResponderExcluir
  47. Eu fui diagnosticada com condropatia grau 2, mas eu sou carteiro trabalho pedalando bicicleta o dia todo e andando subindo escadas morros e rampas nao estou aguentando mais de dor ....estou tomando medicamento e vou começa a fazer fisioterapia. ...será que devo dar um tempo em relação ao trabalho com a bicicleta?

    ResponderExcluir
  48. Troquea patelar rasa oq é tem cirugia?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde... Meu diagnostico foi não foi do joelho mas acho q nao foge muito do tema:

    Condropatia (leve) dos quadris.
    Derrame intra-articular em pequeno volume.
    Labio acetabular direito irregular, com discreta redução de volume em seus quadrantes superiores.
    Tendinopatia (leve) dos gluteos minimos, sem roturas.

    Alguem que possa me ajudar em relação a atividades fisiccas?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir